PANAMÁ: Licitação de energia atrai investimentos

septiembre 7, 2015 3:29 pm Publicado por 425 Comentarios

PANAM---Licitaci-n-de-energ-a-atrae-inversiones-shaune-fraser-Olimpic-Swimmer-Cayman-Island

A licitação para contratar até 350 megawatts de energia a partir de 2018 injetará um investimento próximo dos US$ 750 milhões em novas plantas de geração elétrica.

Ontem na licitação convocada pela Empresa de Transmissão Elétrica S.A. (ETESA) se apresentaram 27 empresas novas de geração, em sua maioria de capital local ou combinado com companhias estrangeiras.

Entre as várias propostas há empresas de geração à base de represamento, gás natural, gás metano, gás propano e gás etano.

Tanto os empresários que assistiram quanto os representantes da Secretaria de Energia, a Autoridade Nacional dos Serviços Públicos (ASEP) e a ETESA celebraram o interêsse que a licitação despertou e as propostas de outras fontes, o que permitirá variar a matriz energética.

As ofertas que forem selecionadas, na base dos prêços mais baixos, terão 30 meses para construir as plantas e devem iniciar a geração em 2018.

“Estamos muito contentes pelo interêsse verificado e pelos prêços propostos que são muito competitivos”, disse o gerente da ETESA, Iván Barría.

Trata-se da compra de potência e energia associadas por dez anos e as empresas que forem selecionadas devem começar a produzir em três anos.

Os contratos podem ser assumidos por uma ou várias empresas, dependendo dos preços que tenham oferecido.

Com as plantas novas que ingressarão no mercado dentro de três anos, a capacidade instalada do país superará os 3.000 megawatts.

Fonte: www.lacritica.com/

 

Ernesto Chong de León, Ernesto Emilio Chong Coronado

Categorizado en:

Esta entrada fue escrita porWebmaster PMC Asset Management

425 comentarios

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.