Crescimento econômico impulsiona  a migração na América Latina e no Caribe

agosto 31, 2015 12:46 pm Publicado por 1.510 Comentarios

584SER

O informe elaborado pelo Sistema Contínuo de Reportes sobre a Migração Internacional das Américas, da OEA (Organização dos Estados Americanos), com base nas estatísticas oficiais, indica que o movimento de pessoas para todo o continente americano cresceu 5% por ano no período 2011-2013.

A OEA previu que, mantendo-se os resultados econômicos favoráveis na região, “o patamar do fluxo de imigração nesses países duplicará em aproximadamente quatro anos”.

“O grande aumento da migração intra-regional observada nas Américas entre 2011 e 2013 é uma das tendências mais notáveis documentadas por este informe. Ainda que só represente uma quarta parte de toda a imigração registrada nos países da América Latina e do Caribe, reflete a crescente integração econômica da região”, destacam os autores do estudo.

Os Estados Unidos seguem sendo o país de destino mais importante para os migrantes das Américas: em 2013, cinco de cada seis imigrantes americanos viviam nesse país.

Entretanto, muitos outros países do continente experimentaram importantes aumentos em suas próprias populações de imigrantes, particularmente os países vizinhos, indica o estudo.

“Na média, 64% dos imigrantes no Caribe provêem da mesma região, 63% da região andina e 44% do Cone Sul”, assinala o trabalho.

No caso da América Central, a média é mais baixa (32%) por que um alto número de imigrantes  no México vêm dos Estados Unidos, em geral filhos e filhas de mexicanos.

Fonte: http://www.panamaon.com/

Ernesto Chong de León, Ernesto Emilio Chong Coronado

Categorizado en: ,

Esta entrada fue escrita porWebmaster PMC Asset Management

1.510 comentarios