Investimento estrangeiro e competitividade, “Panamá, hub das Américas

junio 17, 2015 2:02 pm Publicado por 2.861 Comentarios

centro 15

Dentre os assuntos que despertam grande interesse dos países está o investimento estrangeiro, uma vez que proporciona crescimento da economia e da produtividade.

A internacionalização se baseia em capitais de longo prazo em qualquer país estrangeiro para a criação de empresas agrícolas, industriais e de serviços.

Por isso mesmo, as maiores nações incentivam o investimento para que seu país seja o escolhido; estabelecer essas operações configura uma ponte para o progresso econômico ao impulsionar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico, as comunicações, o transporte, o setor imobiliário, a educação, ações de capacitação profissional e tudo o mais que se possa fazer para acelerar o desenvolvimento econômico.

Nesse sentido, o Panamá se apresenta como uma das nações que mais têm se beneficiado dos investimentos estrangeiros e, por isto mesmo, em 2014 recebeu um capital estrangeiro da ordem de US$ 4,718,000,000.00 (quatro bilhões e setecentos e dezoito milhões de dólares).

Esse auge econômico faz com que as empresas venham para o Panamá, abram novos mercados e ainda impulsionem aqueles já existentes graças aos melhores índices de competitividade e internacionalização dos países.

Investidores europeus, como no caso dos espanhóis e seus associados colombianos e venezuelanos, seguem investindo fortemente no Istmo do Panamá.

Investidores europeus, como no caso dos espanhóis e seus associados colombianos e venezuelanos, seguem investindo fortemente no Istmo do Panamá.

Atualmente as empresas podem alcançar boas vantagens fiscais por operar dentro do território nacional e incentivar seus investidores a trazer seu capital para um ambiente marcado pelas vantagens econômicas em diferentes setores de negócio como no caso dos comércios atacadista e varejista, do transporte, da manufatura, da hotelaria e do mercado de turismo, dos restaurantes e, ainda, da Zona Livre como importante setor econômico do país.

Ultimamente desenvolve-se no país um aumento da oferta logística pela criação de mais infra-estrutura de desenvolvimento marítimo. Da mesma forma, destaca-se o incremento dos esforços na educação como objetivo para tornar mais competitiva sua população e poder suprir as necessidades de mão de obra do país para ocupar os postos de trabalho ofertados, assim como a preocupação com a segurança jurídica que garante maior estabilidade aos investidores, cria um cenário ainda mais atraente para investimentos e contribui para o desenvolvimento e para o crescimento dos mercados em território panamenho.

Ernesto Chong de León, Ernesto Emilio Chong Coronado

Categorizado en:

Esta entrada fue escrita porWebmaster PMC Asset Management

2.861 comentarios