BID aprova empréstimo de US$ 200 milhões para o setor logístico do Panamá

junio 17, 2016 3:04 pm Publicado por 605 Comentarios

246202_800x600_crop_576314f1d6ba6

O Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID) aprovou um empréstimo de US$ 200 milhões em apoio às reformas políticas para melhorar a competitividade do setor logístico através da redução das restrições regulatórias e institucionais no Panamá.

As reformas apoiadas pelo projeto incluem aspectos regulatórios, institucionais, de planejamento e de facilitação comercial que permitirão impulsionar os serviços logísticos de valor agregado, a exportação de produtos agrícolas e apoiarão a expansão do comércio intra-regional na América Central através da ratificação de acordos internacionais.
O empréstimo também acelera reformas relacionadas com a facilitação do comércio, que contribuirá para reduzir os tempos de tramitação de mercadorias nas alfândegas, assim como melhorar a dotação do capital humano dedicado ao setor.

O setor de transporte e logística constitue o principal veio da economia panamenha e reprensentou cerca de 18% do PIB do país em 2015. Nos últimos cinco anos este setor cresceu a uma média de 8,9% ao ano e se espera que continue sendo um dos principais motores do desenvolvimento do país.
As ações e reformas que esta operação apóia são particularmente oportunas e importantes para potencializar os benefícios da ampliação do Canal do Panamá cujas novas eclusas permitirão passar de 10 a 15 navios Neo-Panamax/dia para aproximadamente 40 trânsitos diários em seu conjunto.
Este empréstimo é o segundo de uma série de três operações concebidas para respaldar reformas políricas e institucionais de acordo com um critério pragmático: Os PBL são oferecidos aos países membros contribuintes do BID e são operações de desembôlso rápido para apoio orçamentário.

O empréstimo do BID tem um período de pagamento de 30 anos, um período de carência de 24 meses e uma taxa de juros baseada na LIBOR e sua subscrição foi autorizada pelo Governo do Panamá.

Categorizado en:

Esta entrada fue escrita porWebmaster PMC Asset Management

605 comentarios

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.